Automação na agricultura
Os sistemas de automação na agricultura operam através dos processos operacionais de produção agrícola, pecuária e ou florestal e são monitorados, controlados e executados por máquinas e programas de computador.
As tarefas repetitivas e monótonas são executadas de forma autônoma e permitem que o agricultor fique livre para tarefas mais nobres.
Na década de 80 surgiram as primeiras tentativas de medir o fluxo de colheita em colhedoras de cereais e por volta de 1991 surgiu o primeiro monitor de colheita.
A mecanização no campo executa todas as etapas produtivas. As colheitadeiras, os pulverizadores e os tratores executam o trabalho rápido, com menor índice de falhas e exige pouca mão de obra.
Dentre as várias tecnologias de automação agrícola existem:
- Tratores Autônomos com piloto automático que dispensam a mão do operador no volante, faz ajustes de velocidade, desvia de obstáculos e utilizam sistemas de GPS, de comunicação, sensores e câmeras para enviar informações do campo para o escritório.
- Drones que tem como atividade a captação de fotos e vídeos e monitorar passo a passo cada centímetro da plantação. Eles são eficientes também na detecção de doenças ou pragas em grandes plantações.
Dentre os muitos benefícios com a utilização dos processos automatizados na agricultura salientamos o plantio, a colheita, o monitoramento das plantações e economia com mão de obra e insumos como pesticidas e fertilizantes.
A automação agrícola trouxe eficiência no trabalho, qualidade e sustentabilidade.
Para o produtor o resultado é uma operação mais rentável, um produto de qualidade com melhor aproveitamento dos recursos de produção.
A
Eixo Positivo representa as mais renomadas empresas de automação e pode auxiliá-los
a desenvolver projetos multidisciplinares de automação no agronegócio.